Um exemplo disso são as famosas cozinhas gourmet, nas quais o mobiliário e equipamentos são escolhidas a dedo pelo proprietário gourmand. Nesses espaços, o anfitrião tem à mão todos os elementos necessários para preparar pratos sofisticados para seus convidados, que podem interagir e compartilhar esse momento com ele, já que o espaço gourmet deve necessariamente dispor de assentos para que os convidados não só apreciem a elaboração do prato mas também o degustem merecidamente, de preferência acompanhado de um bom vinho. Mescla-se então a função da cozinha e da sala de jantar em um mesmo espaço.
Outra situação em que a integração dos espaços e a multiplicidade de funções acontece é no caso dos home offices, onde temos a presença da TV (por vezes também um home theater), juntamente com o computador. Algumas vezes ainda um sofá-cama para acomodar hóspedes.
As salas de estar, jantar e TV, que antes eram próximas porém separadas por paredes, hoje são abertas e integradas, algumas vezes divididas por um aparador, um sofá, um vaso com planta, mas sempre fazendo parte do mesmo ambiente. Outro artifício para dividir e setorizar os ambientes integrados são os painéis de correr, que proporcionam a versatilidade de fechar ou abrir as "paredes" que dividem os ambientes de acordo com as necessidades de cada ocasião. É também uma solução prática para que as cozinhas integradas às demais áreas sociais da residência sejam isoladas quando os odores provenientes dela sejam indesejados nos demais ambientes.
A meu ver, a integração dos espaços é uma tendência que veio para ficar, mas só deve adotar essa idéia quem realmente se identifica com o conceito, para evitar arrependimentos futuros. Para os mais conservadores, talvez uma sala de estar e jantar integradas seja um bom começo...
Cozinha Gourmet com estar integrado |
Nenhum comentário:
Postar um comentário